Palestras

27/07/2016

O direito à diferença na igualdade de direitos

Rosângela Machado 

Resumo: Sentidos da diferença. Perspectivas esssencialista e não-essencialista da diferença. A diferença na escola. Deficiência e diferença.

 

28/07/2016

"Plano de enfrentamento à Microcefalia: Organização da Rede de Cuidados a Saúde das Pessoas com Deficiência e o Papel dos Centros Especializados em Reabilitação na Estimulação Precoce".

Vera Mendes

Resumo: Metas e objetivos para a habilitação e reabilitação das pessoas acometidas pela microcefalia a partir do plano de enfrentamento estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

"Novas Diretrizes para a Lei Brasileira de Inclusão".

Paulo Paim

Resumo: A partir da sanção e dos vetos do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira da Inclusão), quais os próximos passos para reforçar ainda mais o desenvolvimento do trabalho de habilitação e reabilitação das Pessoas com Deficiência.

 

29/07/2016

"Educação Especial e seus profissionais no contexto da inteligência socioemocional na melhoria do ensino aprendizagem"

Augusto Cury

Resumo: Reflexões a respeito do desenvolvimento da educação especial.

 

"Sustentabilidade e Acessibilidade: a pessoa com deficiência e os objetivos do desenvolvimento sustentável"

Jorge Amaro

Resumo: A possibilidade de desenvolvimento de alternativas sustentáveis para a educação de pessoas com deficiência justifica esta palestra.

 

"Doenças Raras: Mucopolissacaridoses como modelo"

Louise Lapagesse de Camargo Pinto

Resumo: As doenças raras, também conhecidas como doenças órfãs, são doenças que afetam uma porcentagem pequena da população, mas que podem ter um impacto grande na saúde pública.  As Mucopolissacaridoses (MPS) são doenças raras pertencentes aos erros inatos do metabolismo caracterizados por deficiências das atividades das enzimas lisossômicas. A frequência conjunta das MPS é estimada em 1:10.000 a 1:25.000 recém-nascidos vivos. O acumulo glicosaminglicanos (GAGs) levam a sinais e sintomas crônicos e progressivos. Praticamente todos os órgãos e sistemas podem ser afetados. Somente a suspeita diagnóstica permitirá a confirmação laboratorial, que necessita de exames específicos. O tratamento inclui uma equipe interdisciplinar atenta ao manejo dos pacientes. Para algumas MPS já esta disponível a terapia de reposição enzimática, tratamento especifico que deve ser realizado o mais precocemente possível. Embora as MPS sejam doenças raras, causam importante impacto na vida dos pacientes e de suas famílias. É fundamental que os profissionais da área da saúde e educação  estejam atentos a esses diagnósticos tendo em vista que o diagnostico precoce permite a realização de Aconselhamento Genético e encaminhamento para as terapias necessárias. 

 

"Nós que aprendemos tanto: A inclusão e o papel das escolas especiais"

Ana Rosimeri Araújo da Cunha

Resumo: Conforme a Constituição Brasileira, a educação é direito de todos, portanto é correto esperar que educadores se comprometam com uma educação inclusiva. Desta forma, permitindo que habilidades emerjam mais significativamente do que limitações, aonde os alunos na sua singularidade tenham condições iguais de exercerem sua cidadania, com os devidos recursos.